ACONTECEU

O sonho acabou?

setembro 14, 2009 Patrícia Maria Buarque Cavalcanti 0 Comments

O SONHO ACABOU?



Ciência e Tecnologia                                                             

O homem chega à Lua em 20 de julho de 1969, através da missão Apollo 11

link:
 http://www.afraudedoseculo.com.br/

Conflitos                                                                          O Muro de Berlim não respeitou casas, prédios ou ruas. Na Alemanha Oriental policiais e soldados não permitiam e  matavam quem tentasse ultrapassar o muro quando pensassem necessário.  Famílias separadas foram uns doa saldos desta construção. Várias vezes o muro foi reforçado.
Dele pertenciam 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Assim, provocou a morte a 125 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.


Fim da década de 1960: aumentam os protestos nos Estados Unidos e no mundo contra a Guerra do Vietnã

























Cultura e Arte







    No mundo: Movimento Hippie 







    O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra, e.x.: Harry The Hipster Gibson. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez, em um jornal de São Francisco, um artigo do jornalista Michael Smith.
    A eclosão do movimento se deu em consequência do surgimento da chamada Geração Beat, os beatniks, uma leva de escritores e artistas que, primeiramente, assumiram os comportamentos copiados pelos hippies.  


    THE BEATLES: um capítulo que merece destaque 




    John Lennon uniu beetle (besouro), adaptou uma letra e fez o trocadilho com beat (ritmo), para nomear a banda como The Beatles, ou algo como "Os Besouros do Ritmo". Formada por Paul McCartney (baixo, piano e vocais), John Lennon  (guitarra, piano e vocais), George Harrison (guitarra solo e vocais) e Ringo Starr (bateria e vocais). O grupo é considerado o mais  bem-sucedido da história, com mais de um 1 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo.


    O que diferenciava os Beatles das outras bandas de sua época?



    • Precursores da música indiana no pop/rock ocidental;
    • Primeira banda a fazer vídeos musicais de suas canções;
    • Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band  foi o primeiro do mundo a conter um encarte com fotos e letras de suas canções. 


    No Brasil: Tropicalismo  



    Com irreverência e improvisação o movimento revolucionou a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Estavam a frente do movimento os músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil usando as idéias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para aproveitar elementos estrangeiros que estavam entrando no país e, através de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico.  
    O tropicalismo não foi um movimento puramente musical, foi um comportamento adotado por todos os gêneros artísticos. 
    No ano de 1967, Gil e Caetano foram presos e mandados para um exílio pelo governo militar e o movimento se enfraqueceu, logo, chegando ao fim, mas , sua sementes continuaram germinando.
    Tudo isso ocorria em um clima de repressão política severa em 1968.


    Política


    Em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros é eleito presidente do Brasil. Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renuncia.




    Em 1964, um golpe militar no Brasil faz o presidente João Goulart perder o poder. Ininia-se a Ditadura


    Em 4 de abril de 1968, é assassinado o ativista pelos direitos civis Martin Luther King. Nos seus estudos se dedicou aos temas de filosofia de protesto não violento, inspirando-se nas idéias do indu Gandhi. 




    FRASES DE LUTHER KING
     

     
    "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".
    " Nós não somos o que gostaríamos de ser.
    Nós não somos o que ainda iremos ser.
    Mas, graças a Deus,
    Não somos mais quem nós éramos".
    Em 22 de novembro de 1963, enquanto fazia uma visita à Dallas, o presidente J. F. Kennedy é assassinado.





    Música                                                                                                                           
    • No I Festival de MPB (1965), com a canção Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, Elis Regina começa a fazer sucesso no cenário musical brasileiro. 
    • Janis Joplin , Beach Boys, Jimi Hendrix, Elvis, Diana Ross, Stevie Wonder, The Shadows brilhavam nas primeiras telas de TV. 



    • Moda                                                                    


       A moda transformava-se radicalmente. Chegaram as minisaias e era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.




      "A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou"
      Mary Quant









      Jaqueline Kennedy imortalizou o taileur e as botas brancas traziam uma referência espacial, representavam a modernidade,o futurismo




      FRASES DE JOHN LENNON
      "Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí."





      "Não se drogue por não ser capaz de suportar sua própria dor. Eu estive em todos os lugares e só me encontrei em mim mesmo".








    You Might Also Like

    0 comentários: