Escova Progressiva: MITOS X VERDADES

domingo, junho 02, 2013

Há alguns anos escutamos o rumor de uma nova técnica que viria em forma de mágica alisar os cabelos de maneira que os mesmos ficariam lindos e sedosos. Um certo tempo depois a Escova Progressiva foi alvo de denúncias, processos e muita polêmica, mas afinal de contas, o que ela é realmente e o que é capaz de fazer (ou não) pelo seu cabelo? VEM COMIGO que te conto! 

Trata-se um método de alisar o cabelo através do formol e queratina. Além de deixar o cabelo com uma aparência natural, hidrata os fios. Dura entre dois e três meses (dependendo da manutenção) e com o tempo tem seu efeito prolongado. Os fios vão progressivamente ficando mais finos. 

COMPONENTES: Formol (que segura o efeito liso por mais tempo), Queratina (recupera a fibra capilar) e Emolientes (para hidratar o cabelo) 


"A progressiva tem resultados perfeitos em cabelos muito crespos"
A progressiva não vai trazer o resultado esperado se o cabelo for muito crespo pois seu poder é de diminuir o volume. 

"Não pode fazer em cabelo tingido ou descolorido" 
Como o procedimento da escova inclui abrir e selar as cutículas dos fios, é aconselhável fazer a tintura umas duas semanas antes da progressiva. A técnica não altera a cor da tintura. Já  a tintura retira um pouco produto da progressiva enquanto colore. 

"Tem que ficar três dias sem prender o cabelo e sem lavar" 
Já existem produtos no mercado que não exigem tanto tempo sem lavar e sem prender. Informe-se com seu cabeleireiro. 

"Agora com a progressiva não vou mais precisar ficar hidratando tanto o cabelo" 
Não caia nessa! Faça no mínimo uma hidratação semanal para garantir a emoliência dos fios. 

"Dura três meses" 
Com a proibição do formol, algumas marcas ou retiraram a substância totalmente ou reduziram muito sua porcentagem na fórmula. Isso fez com que a duração diminuísse. 

"É proibido lavar o cabelo todo dia"
Se for muito oleoso ficar muitos dias sem lavar a cabeça pode causar seborréia. 


" Escova progressiva prejudica o cabelo " 
O formol e outros alisantes, usados nessas escovas, oxidam e destroem parte da proteina dos fios, deixando-os mais quebradicos, porosos e sem brilho, explica Mauricio Pupo. 


Há produtos específicos para cabelos com progressiva. Use um shampoo de pH neutro, sem sal e sem corante para que a escova dure mais. Quanto mais ácido o pH do shampoo menor será a duração do alisamento. 

"O xampu comum abre a cutícula do cabelo. Se não usar o de PH neutro, o produto vai abrir as escamas dos fios e 50% do procedimento da escova será perdido", explica o cabeleireiro Manoel Aragão.

 Fique longe de xampus anti-resíduo ou de limpeza profunda. Isso fará com que a química da escova seja retirada dos fios, ou seja, todo o trabalho e o dinheiro investido no tratamento vão, literalmente, embora pelo ralo.

Não faça escova sem usar um protetor térmico pois isso evita que as escamas dos fios se abram e o produto da escova progressiva seja retirado.

Faço progressiva no meu cabelo a cada 6 meses e tem alguns produtos que são ótimos. Lavo no mínimo duas vezes por semana e numa lavagem faço um tratamento reconstrutor e na outra um hidratante. 


KIT PÓS PROGRESSIVA: 

Linha Queravit - BioExtratus: De vez em quando entre uma química e outra  meu cabelo fica opaco, sem a mesma vida, fraco. É aí onde entra meu kit de primeiros  socorros preferido. Sério, compro a linha completa que contém 8 produtos e lavo uma vez por semana com todos os itens, o resultado é muito bom, você sente que o cabelo fica mais hidratado e com brilho sem falar no cheiro que é ótimo.




Shampoo Johnson pH neutro: Friends, comprem! Esse shampoo é essencial pra cabelo com progressiva pois limpa sem tirar a química e ainda serve pra outras cositas como tirar maquiagem, lavar os pincéis de make, etc... 


 

Hidratação de Banana  da Haskell: A Haskell tem linhas ótimas pras mais variadas funções, já usei a de mandioca e a para cabelos loiros mas para cabelo com  progressiva a da linha bananeira é imbatível gente. O cheiro divide opiniões, mas eu gosto, tem cheirinho de chiclete rsrs . O produto vem super concentrado e o cabelo realmente muda. Dessa linha só usei o leave-in (muito bom por sinal), o shampoo e a  hidratação mas se usados todos os produtos da linha o resultado será potencializado. 


Óleo Elseve Extraordinário: Cumpre o prometido. Me apeguei tanto que não consigo mais largar! Sabe aqueles produtos que você fica com medo de que um dia saia do mercado? Então, ele é muito bom gente! A  embalagem vem com 100 ml que dura bastante, o cheiro é bom, ele hidrata, serve como leave in, reparador de pontas, anti-frizz, enfim, recomendo. Ah, ele não deixa o cabelo pesado. A textura é supeeeer leve! 



Eu espero que vocês tenham gostado e deixem aqui embaixo dicas dos produtos que vocês recomendam. 

Bjuuuuuuuuuuu! 

You Might Also Like

0 comentários

Vem pra nossa página!

Vem pra nossa Página

Flickr Images